quarta-feira, 29 de junho de 2016

Camorim: Saneamento Zero * Antonio Cabral Filho - RJ

CAMORIM: SANEAMENTO ZERO
Condomínio Novo 1
Nos últimos dez anos, o crescimento imobiliário do Bairro do Camorim é, simplesmente, assustador. Com uma extensão de pouco mais de dois quilômetro, o bairro foi invadido por condomínios e shoppings a partir do Riocentro, que construiu um imenso hotel no seu pátio, é ladeado pelo "Band Shopping", onde entrou uma boa quantidade de condomínios, ao lado do Espigão; e seguindo na direção da Estrada do Camorim, o bairro recebeu mais uma carrada de condomínios, seguida do Shopping Crystal, atrás do qual entrou um complexo de condomínios. 
Condomínio Novo 2

Diante do Espiguinho, este shopping de condomínios, reúne tantos prédios, que nem dá pra contar,
Carioca

e descendo na direção do Projac, o Minha Casa Carioca é confrontado com aquele gigante no alto da página. 
Shopping Crystal

Nessa contagem, nem incluÍmos a quantidade de condomínios da Estrada do Camorim, mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: 
PARA ONDE VAI TANTO ESGOTO?
Quem é morador antigo no bairro, sabe muito bem que toda a enxurrada das enchentes desce pela Estrada dos Bandeirantes e empoça no cruzamento da Rua São Marcelo com Estrada dos Bandeirantes e Estrada Santa Maura, causando o fechamento da região com o alagamento em torno de um metro de altura em poucas horas de chuva.
Agora, para contribuir no "pogreço", está chegando um supermercado ao lado do "Shopping 7MIL" e até o instante, não há nenhuma indicação de ampliação da rede de esgoto. Só para ilustrar, queremos lembrar que desde a construção do "Condomínio Novo 2" teve início uma obra de canalização ao longo da Estrada dos Bandeirantes se projetando na direção da Estrada Santa Maura, onde se encontra uma galeria com diâmetro de 4x4 metros, impensável em termos de capacidade de receber todo o esgoto advindo desse complexo de prédios recen - construídos.
Claro está que resulta inútil até comentar a situação dos rios do bairro, e aonde o laboratório alemão GSK despeja os seus dejetos industriais, todos sabem. Em frente à Escola Municipal Hemetério Santos, o valão - ex rio - costuma apresentar uma espuma colorida, que só desaparece com chuvas fortes. 
Ninguém, em sã consciência, é contra progresso, mas há PROGRESSO e progresso. Indiscutivelmente, um ataque de construções desse porte num local sem planejamento, resultará num mar de esgoto a céu aberto até na porta dos condomínios; como já está ocorrendo entre o "Carioca" e o Condomínio Novo 1. Tenho a impressão de que tanto as empreiteiras, como a prefeitura, prefere esperar a chegada das altas temporadas de chuva, para fazer discursos sobre a desgraça alheia. E o mais triste, é a atitude dos novos condôminos, que não apresentam nenhum sintoma de mobilização em defesa dos seus patrimônios.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário